quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vos Apresento: SUA VIDA

Certa vez me perguntaram, o que é inteligência. E essa pergunta me fez refletir sobre o que realmente poderia, ou não ser isso. Após refletir cheguei a seguinte conclusão...

Quando você nasceu era neutro, não ligava para isso ou para aquilo. Então fez amizades, e conseqüentemente aprendeu quais são as atitudes que definem a palavra inveja. Seus amigos tinham brinquedos que você não tinha, logo quando conseguia alguma aquisição digna de inveja, fazia de algum modo para conseguir exibi-la matando assim sua vontade de se mostrar superior. Então você cresceu, e.....

NADA MUDOU

O que mudou e evoluiu, mas pela maioria não é muito usada, foi a capacidade que o Ser Humano tem de raciocinar sobre os fatos, dos mais variados pontos de vista. Afinal se formos pensar apenas por nossa perspectiva, que é apenas uma, por mais que possamos ter convicção de estarmos certos, sempre existirá factualmente, 50% de chance de estarmos completamente errados. Senso absoluto não existe, agradar a todos é impossível. Sendo assim, se quiser estar certo principalmente para si mesmo, ou pelo menos para a maioria, nunca pense somente por uma unica perspectiva(a sua). Além dessa capacidade, você também tem o poder de reeducar seus pensamentos, que muitas vezes são falhos no que diz respeito ao bom convivio em sociedade. Por meio de alto reflexões e fazendo o uso do bom senso, consegue-se deixar de lado a maioria das vontades e desejos que são prejudiciais as normas de boa convivência.

Então, com base nessa minha forma de pensar, irei generalizar mesmo bem a baixo. Mas isso não significa que seja sempre assim, e exatamente dessa forma. Existem pessoas e pessoas. O texto é dedicado para o tipo, que sequer imagina que inteligência pode ir além de um diploma. Algumas pessoas por conseguirem se encaixar no sistema acham que já são donas do mundo. Não é errado se dar bem, mas geralmente esse povo gosta de exaltar o que não é. Digo, não tem humildade. E pra completar, julgam quem não seguiu o mesmo estilo de vida dela.

Todos sabemos que quando se fala em faculdade, soa sempre muito bonito. Mas na real, na Estácio em uma sala de Educação Física, por exemplo, só quem faz sabe como é: criancisse, patricinhas cabeças de vento, futilidade máxima, maria gasolina, os velhos e claro, os tipos ala geyse arruda.

E no final: Ou você acredita que se tornou mais inteligente porque aprendeu coisas que contribuiriam para o seu intelecto; ou apenas porque seguiu um padrão social e comportamental que para massa é sinônimo de inteligência. Tendo êxito assim na missão de conseguir um bom emprego, que complementando a mediocridade de sua história, ainda se levou mais pelo fator Q.I do que pelo seu diploma em si. (Q.I = Quem Indique)

Dentre essas duas opções citadas, se identificar mais com a segunda, significa que você meu caro leitor na realidade não aprendeu nada. Ainda é a mesma pessoa que não sabe formar uma opinião, sem conceitos, sem princípios, e que só provou a cada final de período, que tem uma boa força de vontade, somada a uma habilidosa capacidade de decoreba. Ou dentro do padrão que eu considero ser inteligência: burra. Só que adestrada dentro do sistema que te diz que um diploma já é bastante. Geralmente é o tipo de pessoa que quer sempre o foco da atenção, deixando claro que sabe socializar por convivência e até passar uma rasteira quando necessário. E claro, com esses atributos sendo expostos como inteligência, o fator Q.I vem a cavalo. E para não ficar mais ridículo, Deus queira que pelo menos seja um emprego no qual essa pessoa tenha se formado.

E agora esteriotipando um pouco mais esse tipo de pessoa: quem nunca viu um ser provido daquele tipo de simpatia opcional, que mantém sempre aquela falsidade amigável típica de quem já aprendeu e se acostumou a conviver dentro dos padrões da mesma. Percebemos fácil só de olhar, mais por fluir de forma tão bem trabalhada, muitas vezes não sentimos nem vontade de contra-atacar, nós deixando assim, cair naquele poço sujo, que dependendo do nivel de loucura do nosso burro em questão, pode até ser interpretado ele(a) verdadeiramente como amizade. Ou seja, além de tudo, o que é amizade para esse tipo de pessoa, se equivale a mais pura falsidade.

Vale lembrar que reconheço o esforço de qualquer um que conclua uma faculdade, embora decoreba nenhuma faça uma pessoa de fato mais inteligente, a nível da educação de que realmente o mundo precisa. Porque como sabemos, não é difícil ver hoje em dia traficantes barra pesada, com faculdade. Porque falta de princípios para entender que o crime não é uma opção, não é uma exclusividade dos que moram na favela. É sim uma realidade, para todos que não tem a devida Educação.

Vou dar exemplo:

É como na época da escola, aquelas pessoas que funcionavam como uma esponja. Absorviam todas as formulas antes da prova, faziam, tiravam 10, tinham fama de inteligente, mas não sabiam dissertar uma opinião, ou fazer uma redação na aula de filosofia. Que a propósito era tida como matéria café com leite.

Bom senso, se você tem, com certeza sabe que esse texto não está dizendo que uma faculdade é ou não necessária. Ela obviamente é necessária, mas só ela muito dificilmente irá fornecer a educação para criar pessoas das quais o mundo realmente precisa hoje, e com urgência. Educação de verdade começa em casa, e principalmente com você, de dentro pra fora: alto reflexão é a chave para começar a se moldar como uma pessoa verdadeiramente inteligente. Isso pra mim é inteligência.